Programas de espiritualidade

A Associação Ruah nasceu a partir da perspectiva de seus idealizadores quanto a integralidade do ser humano: a necessidade de considerar o homem em seu aspecto material e imaterial, este também chamado de espiritual. São três vias pelas quais a Associação Ruah desenvolve seus objetivos:

Programas de Espiritualidade

Com o objetivo de desenvolvimento integral do ser humano oferecemos a empresas e instituições (ONG’s, hospitais, igrejas, etc.) palestras sobre espiritualidade no ambiente de trabalho e o Programa de Espiritualidade. Abordamos “espiritualidade” não segundo aos aspectos de religiosidade, esoterismo ou espiritismo ou ritualístico. Não pregamos nenhuma religião, embora possamos fazer uso das chamadas narrativas sagradas. Entretanto, nossa abordagem é uma espiritualidade que considera o ser humano no que tange a sua relação de significados consigo mesmo, com o mundo em que vive (o planeta Terra, o ecossistema) e principalmente em suas relações uns com os outros. Bem como os seus valores.

“Nenhum homem é uma ilha”, já disse o poeta inglês, John Donne. E, de fato, em tudo o que fazemos e consumimos, o fazemos e obtemos em relação a outro que não nós mesmos. Os seres humanos beneficiam-se mutuamente daquilo que é produzido por outro ser humano. Exemplo disso são as artes, a literatura, a música, o artesanato, a culinária, os produtos fabricados pelas indústrias, e uma lista infindável de atividades e produtos humanos. Tudo aquilo que chamamos de cultura, é gerado de um ser humano para outro ser humano.

É nessa interdependência das relações humanas, que a Associação Ruah procura atuar, conscientizando empresas e instituições da espiritualidade que se efetiva na relação do ser humano com o seu próximo e o potencializa para todas as suas atividades. Cremos que unidos, fazemos mais e melhor. Em plena era de globalização já não é possível o isolamento e a intolerância que acabam por anular a raça humana, diminuir o seu potencial criativo e gerar processos de morte. Quando não consideramos os outros que não nós mesmos, desmatamos a natureza, contribuímos no crescimento das diferenças sociais e injustiças, guerreamos e matamos os que não concordam conosco.

A Associação Ruah trabalha com as pessoas no sentido de que elas se apropriem de valores que contribuam em convivência, cidadania e paz, procurando dinamizar princípios e modelos de gestão humanizantes no relacionamento interpessoal de equipes de trabalho empresariais, institucionais, etc. por meio de palestras, oficinas, workshops e acampamentos e também o Programa de Espiritualidade no Ambiente de Trabalho.

Nossos programas de espiritualidade basicamente se desenvolvem nos 4 pilares de:

1 - Identificação dos meus próprios valores e crenças; (Auto Conhecimento)

2 – Relação de significados; (Auto Conhecimento)

3 – Desconstrução e reconstrução de valores e (Denúncia)

4 – Resignificação: o descobrimento de novos valores e novos significados para a vida. (Anúncio)

O objetivo da associação Ruah é contribuir na espiritualidade das pessoas, de forma que se relacionem bem consigo mesmas, com seu trabalho e com o seu próximo de maneira significativa para si e relevante à sua comunidade empresarial, institucional, etc... e à sociedade.

Repitimos, a associação Ruah não prega nenhuma religião específica e a nenhuma também se manifesta contrariamente. Como nosso objetivo não é proselitismo, sincretismo, ecumenismo ou qualquer forma de culto, simplesmente falamos de espiritualidade nas categorias já descritas acima.

Ateus, agnósticos, religiosos ou não, se identificarão com a nossa abordagem que é caracteristicamente humanística.

Coordenadores: Andre Luiz e Paulo Sanda


Se desejar nos contratar para desenvolver palestras e programas de espiritualidade em sua empresa ou instituição. Entre em contato conosco que teremos o maior prazer em atendê-lo, através dos telefones indicados abaixo. Conheça nossos projetos e serviços.

Contatos: