quinta-feira, 16 de junho de 2011

Pensamento sistêmico ou holístico II - Diálogo

Percebi que nas últimas semanas o meu artigo sobre pensamento holístico foi bastante acessado. Então resolvi escrever um pouco mais sobre o tema. Pensei que talvez eu pudesse fazer alguma aplicação prática daquilo que foi dito ali ou ampliar um pouco mais o conceito.
Mas antes, que tal, se ao invés de falarmos em pensamento sistêmico pudéssemos trocar para orgânico. Sim, porque quando falamos em sistema, nos dá a impressão de algo engessado, pre-formatado e que não pode ser alterado. Orgânico é diferente. Orgânico nos traz a idéia de elementos que agem e interagem entre si, mas que podem ser modificados para que os objetivos sejam cumpridos. Mas como orgânico também tem muito haver com a vida no sentido biológico, nos faz pensar no objetivo maior que é a vida.
Então, puxando um pouco mais para o foco da Ruah, que é trabalhar com valores que possam agregar para a vida das pessoas em suas comunidades de trabalho. Convido vocês a refletir comigo de que forma o pensamento orgânico nos ajuda a alguma questão prática.
Pensando sobre como o diálogo é um valor de muita importância para equipes que querem produzir algo que agregue para as pessoas e, por conseguinte, para sua comunidade, vamos tentar perceber como o diálogo é atitude preponderante daquele que tem pensamento orgânico ou sistêmico.
A primeira lição que devemos aprender, é que todo bom diálogo começa com a atitude e a boa vontade para ouvir. Sim, pois aquele que deseja apenas falar, faz monólogo. O escritor Rubem Alves escreveu um texto onde ele diz que deveria haver um curso de "escutatória", porque os cursos de oratória existem aos montes, mas o nosso grande problema não é saber falar, e sim, saber ouvir. Pode perceber, que sempre quando vamos conversar com alguém, não queremos ouvir suas idéias e sim colocar as nossas. E mesmo quando nos dispomos a ouvir o outro, já vamos interpretando e oferecendo nossa hermenêutica ao nosso interlocutor. Que tal se apenas ouvíssimos?
A segunda lição decorre da primeira e diz respeito ao fato de quando primeiro ouvimos o outro até o fim o que ele tem para dizer, aí sim temos a opção de escolher. Ou seja, ouvir é ser livre para fazer uma escolha, é ter de fato escolhas para fazer.
Outra lição que o diálogo nos traz, é que ouvir o outro nos desafia a repensar nossa própria opnião e ai então construirmos algo novo.
Perceba que o pensamento orgânico considera não apenas as suas próprias idéias mas também as dos outros e isto é enriquecedor. Quando for desenvolver um trabalho em equipe, comece a praticar o diálogo e você verá o quanto seu trabalho será enriquecido e o quanto as pessoas se sentirão valorizadas por participar de verdade contribuindo e recebendo contribuições. Num organismo, todos os "órgãos" são importantes e um só deles que seja, faz falta.

André Luiz Alves da Silva
Palestrante da Ruah, teólogo e pós-graduando em Filosofia

Nenhum comentário:

Postar um comentário